v. 2 n. 3 (2021): jan./mar.

					Visualizar v. 2 n. 3 (2021): jan./mar.
Publicado: 2021-03-31

Expediente

Editorial

  • Editorial

    Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz, Lúcia Gracia Ferreira Trindade, Roselane Duarte Ferraz
    6

Dossiê Temático

  • APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ TEMÁTICO: REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE EXTREMA-DIREITA

    Arlete Ramos dos Santos, Alícia Eugenia Olmos, Allan Rocha Damasceno
    7-14
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8334
  • CIÊNCIA E SOCIEDADE CIVIL SOB NECROPOLÍTICAS

    Everton Henrique Eleutério Fargoni, Mayna Zacarias, William Augusto Vicente, João dos Reis Silva Júnior
    15-33
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8100
  • LOS DESAFÍOS DE LA EDUCACIÓN RURAL EN TIEMPOS DE NEOLIBERALISMO, POLÍTICAS DE AJUSTE Y POBREZA

    Alicia Olmos, Pablo Fernández
    34-46
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8335
  • A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE EXTREMA-DIREITA: O ABANDONO EDUCACIONAL-TECNOLÓGICO NO CAMPO

    Igor Tairone Ramos dos Santos, Eliane Nascimento dos Santos, Arlete Ramos dos Santos
    47-70
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8097
  • INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PERSPECTIVA: ENTRE VELHOS DILEMAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

    Allan Rocha Damasceno, Isabela Damaceno Cruz
    71-88
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8093
  • AÇÕES DO PODER PÚBLICO E DAS COMUNIDADES NA LUTA PELO FECHAMENTO DE ESCOLAS NO CARIRI PARAIBANO

    Danilo de Souza Farias, Maria do Socorro Silva
    89-114
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8165
  • EXTINÇÃO DA SECADI: A NEGAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO (PARA E COM A DIVERSIDADE)

    Vanessa Campos de Lara Jakimiu
    115-137
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8149
  • OCUPAR E RESISTIR: A LUTA SECUNDARISTA PELA TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR

    Júlia da Rocha Clasen, Livian Lino Netto, Aline Accorssi
    138-155
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8114
  • A “NOVA” POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO AFRONTA AOS DIREITOS HUMANOS: ANÁLISE CRÍTICA DO DECRETO 10.502/2020

    Élida Cristina da Silva de Lima Santos, Jefferson da Silva Moreira
    156-175
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.7908
  • CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DO MST: PREPARAÇÃO PEDAGÓGICA E METODOLÓGICA PARA A COLETIVIZAÇÃO DA LUTA

    Antoniel Assis de Oliveira, Maria de Fátima de A. Martins
    176-195
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8158
  • POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS À FORMAÇÃO DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

    Célia Regina Machado Jannuzzi Loureiro, Rosilene Lima da Silva
    196-210
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8090
  • GUERRA CULTURAL NO (NEO)FASCISMO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DOS PROGRAMAS ESCOLA SEM PARTIDO E FUTURE-SE

    João Luís Almeida Weber, Lívia Fernandes
    211-229
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8105
  • GÊNERO, IDEOLOGIA E PODER: UMA ANÁLISE CRÍTICA DOS DISCURSOS PARLAMENTARES SOBRE A POLÍTICA EDUCATIVA NO BRASIL

    Priscila Freire
    230-248
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8113
  • PODERES E PERIGOS DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: EQUITATIVA, INCLUSIVA E COM APRENDIZADO AO LONGO DA VIDA

    Carolline Septimio, Leticia Carneiro da Conceição, Vanessa Goes Denardi
    249-262
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8152

Artigos

  • BRINQUEDOTECA HOSPITALAR NA CIDADE DE SÃO PAULO: HUMANIZAÇÃO E ASSISTÊNCIA À SAÚDE

    Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira, Tizuko Morchida Kishimoto
    263-286
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8074
  • (DE)FORMATION JOURNEY IN THE ELIAS CANETTI AUTOBIOGRAPHY NARRATIVE

    Rodrigo Matos-de-Souza
    287-297
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8180
  • CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EMANCIPATÓRIA

    Ana Paula do Amaral, Flávio Reis Santos, Maria Cristina dos Santos
    298-317
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8168
  • CARTOGRAFIA DAS PRODUÇÕES SOBRE PROFISSÃO DOCENTE EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE NA BAHIA

    Ana Lúcia Gomes da Silva, Ádina Nunes Rios, Fabrício Oliveira da Silva
    318-342
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8099
  • MOVIMENTO NEGRO, EDUCAÇÃO E PAN-AFRICANISMO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES EM TORNO DA LEI 10639/2003 E DAS DCNERER

    Cínthia Nolácio de Almeida Maia
    343-359
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.7922
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM TEMPOS DE BARBÁRIE: QUESTÕES SOBRE OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO

    Rosangela Costa Soares Cabral, Joana da Rocha Moreira, Allan Rocha Damasceno
    360-374
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8134
  • PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): UM MAPEAMENTO DOS SUBPROJETOS NOS ANOS DE 2010-2020

    Débora Rodrigues de Souza, Ester Maria de Figueiredo Souza
    375-391
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8358
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS DA EJA: PROBLEMATIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS

    Edileusa Miranda Santana, Erica Bastos da Silva
    392-410
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8119