Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Notícias
Atual
Arquivos
Normas de Submissão
Indexadores
Sobre a Rid-Uesb
A Revista de Iniciação à Docência
Diretrizes Éticas e de Boas Práticas de Publicação
Declaração de Privacidade
Cadastro de Parecerista
Materiais de Interesse
Equipe Editorial
Ficha Catalográfica
Contato
Buscar
Buscar
Edições UESB
Portal de Periódicos UESB
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 9 n. 1 (2024): (jan. - dez., 2024)
v. 9 n. 1 (2024): (jan. - dez., 2024)
Publicado:
2024-03-04
Apresentação
Possibilidades e desafios nos caminhos para a consolidação de periódicos do campo na formação docente: as experiências da Revista Internacional de Formação de Professores e da Revista de Iniciação à Docência
Daisi Teresinha Chapani, Alexandre Shigunov Neto, Ana Cristina Santos Duarte
e14668, 1-12
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14668
Artigos
Processos formativos da docência: relato de experiência do Programa Residência Pedagógica no núcleo de Geografia
Letícia Almeida Lopes, Muriel Pinto
e13530, 1-18
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13530
O coordenador pedagógico e a formação continuada de professores: reflexões sobre educação, escola e diversidades de gêneros
Georgeton Pires Correia, Cínthia Maria Seibert Santos
e13658, 1-16
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13658
Cordéis na escola: a literatura como homenagem
Natália Gonçalves de Souza Santos, Maria Clara Barbosa Bernardo, Pedro Henrique Fagundes dos Santos
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14152
Faces da violência contra a mulher: a heterogeneidade discursiva como ferramenta metodológica
Anna Biatrys Moura, Célia Maria de Medeiros
e13938, 1-18
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13938
História da Química e Histórias em Quadrinhos: relato de experiência no estágio supervisionado na Licenciatura em Química
Maria Gabriela da Costa Melo, Leossandra Cabral de Luna
e13665, 1-17
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13665
Estágio Curricular Supervisionado: O Currículo de Pedagogia da Universidade Federal da Grande Dourados
Cristiane Ribeiro Cabral Rocha, Edvonete Souza de Alencar
e13664, 1-13
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13664
Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade: Experiência de Estágio na Licenciatura em Ciências Biológicas
Thaís Mendes Rocha, Josie Agatha Parrilha da Silva
e13988, 1-20
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13988
Saberes Docentes no Ensino Superior: Desafios e Tendências
Jhones Rodrigues de Jesus, Christian Santos Fonseca, Guadalupe Edilma Licona de Macedo
e14658, 1-16
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14658
Navegando pelas formas: uma abordagem prática para explorar a geometria plana através da resolução de problemas
Grace Kelly Souza Carmo Goulart, Relicler Pardim Gouveia, Katiene Alves Ferreira
e14648, 1-23
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14648
Metodologias ativas em sala de aula de Ciências: um relato da regência na Residência Pedagógica Interdisciplinar Biologia
Tayanara Sousa, Amélia Fernandes de Souza de Souza, Silvana do Nascimento Silva
e14649, 1-17
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14649
A Oficina como espaço educativo e possibilitador de uma educação para as relações étnico-raciais na formação docente: um relato de experiência
Joelson Alves Onofre
e14699, 1-18
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14699
Reflexões sobre experiências formativas de três licenciandas em Química no estágio supervisionado no ensino fundamental
Ana Thaís Pereira da Silva, Mileide Silva Nascimento, Dalila Ellen Moreira Lima, Francisco Ranulfo Freitas Martins Júnior
e14843, 1-21
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14843
Residência Pedagógica em Língua Portuguesa: memórias, reflexões e experiências na busca de uma educação atenta às relações étnico-raciais
Michele de Jesus Santos
e14737, 1-15
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14737
Organização textual e argumentação aplicadas ao gênero “coluna jornalística”
Igor Frontelmo Mendonça, João Antônio Lopes da Silva
e14880, 1-17
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14880
O programa residência pedagógica e a formação docente em licenciatura em Física: relato de experiência em uma turma de eletrotécnica do IFRN campus Caicó
Álison Pereira da Silva, Hugo Vitor Freitas Guedes, Mikael Jakson Silva Gomes
e14908, 1-17
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14908
Estratégias computacionais para visualização de biomoléculas com aplicações para o ensino e estímulo à pesquisa em biologia no ensino médio
Zaira Oliveira Santos, Bruno Silva Andrade, Rodrigo da Luz Silva
e14854, 1-21
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14854
Tematizando o futsal nas aulas de educação física no ensino médio integrado
Ivia Salarolli Alves, Larissa Beraldo Kawashima, Marcos Roberto Godoi
e-14887, 1-18
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14887
Perspectivas e desafios: um diálogo sobre a importância das tecnologias para o Ensino de Matemática
Jairon da Conceição Lima
e14558, 1-15
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14558
Análise do estágio de docência nos programas de pós-graduação como espaço de formação pedagógica do professor do ensino superior
Clarisse Silva Caetano, Jairo Antonio Paixão, Doiara Silva dos Santos
e15112, 1-18
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.15112
Quando as palavras fracassam a música fala: memórias de experiências de vozes universitárias que emergem em playlists musicais, sob a forma de podcasts, nas aulas de Oralidade, em uma Licenciatura
Marcelo Vieira da Nóbrega
e15423, 1-17
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.15423
Dossiê: Estágio Supervisionado nas Licenciaturas
Apresentação: Estágio Supervisionado nas Licenciaturas
Edvonete Souza de Alencar, Etienne Lautenschlager
e14885, 1-4
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14885
Reflexões e apontamentos sobre o regime remoto a partir do Estágio Supervisionado em Ensino de Biologia fundamentado na Pedagogia Histórico-Crítica
Ana Paula Biondo Lhamas, Izabela Lourenço Silva, Carolina Borghi Mendes
e13691, 1-16
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13691
Orientação profissional: relato de experiência com alunos da 3ª série do Ensino Médio
Lohana Oliveira Leite, Paloma Lima Viana, Carmem Virgínia Moraes da Silva
e13689, 1-15
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13689
Contribuições do estágio curricular supervisionado na formação e prática docente: análise com estudantes do curso de Pedagogia da UFPR
Debora Cristina Lopes
e13688, 1-21
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13688
Estágio supervisionado remoto na licenciatura em Física: o que dizem os licenciandos?
Caroline Dorada Pereira Portela, Ivanilda Higa
e13685, 1-20
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13685
Observando para Transformar: contribuições do Estágio Supervisionado de observação para a Formação Inicial Docente
Marcela Eduarda Santos da Cruz, Mellissa Moreira Figueiredo Barbosa
e13683, 1-18
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13683
Projeto de Investigação em Docência: uma proposta de estágio com pesquisa na formação inicial docente
Leandro de Oliveira Rabelo, Maria Lucia Vital dos Santos Abib
e13668, 1-15
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13668
Relato de experiência: reflexão sobre docência a partir do estágio supervisionado em Geografia no IF Baiano
Michely da Silva Felix, Adriele dos Santos Oliveira, Aline dos Santos Lima
e13676, 1-17
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13676
Estágio curricular em Sociologia e a formação docente: experiências em uma escola de Ensino Médio em Petrolina-PE
Zulcimara Araujo Amorim, Rosicleide Araújo de Melo
e13666, 1-15
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13666
Iniciação à prática profissional no ensino básico: relato de uma experiência de inovação didática com a mediação do programa Erasmus Pro
Florbela Rodrigues, Maria Eduarda Ferreira
e13641, 1-16
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13641
Concepções de estudantes do ensino médio sobre soluções químicas: reflexões a partir do desenvolvimento de uma sequência didática
Gustavo Wendel Rodrigues Alves, Daniela Marques Alexandrino
e13636, 1-20
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13636
O estágio curricular supervisionado como espaço formativo para os saberes necessários à prática educativa
Tiago Donizete Alves, Andréia Silva Abbiati
e13597, 1-20
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13597
Narrativas pedagógicas sobre a formação docente nos contextos de estágio supervisionado: caminhos e possibilidades de exploração
Lucan Fernandes Moreno
e13579, 1-18
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13579
Estágio Supervisionado na Educação Básica: experiências distintas contribuindo para a formação do pedagogo
Simone de Souza, Cristiane Batistioli Vendrame
e13517, 1-16
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13517
Reflexões acerca do estágio supervisionado nas licenciaturas: uma oportunidade de vivenciar a realidade escolar
Camila Martins Januário de Freitas
e13094, 1-14
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13094
Estágio supervisionado em ambiente não escolar: um olhar sobre a atuação da(o) profissional de Pedagogia
Francisco Claudio da Paz, Ana Paula Vieira e Souza, Deyverson Luener de Oliveira Ferreira
e13786, 1-18
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13786
Lista de Pareceristas ad hoc
Lista de Pareceristas ad hoc 2023
RID
1-4
PDF
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Palavras-chave
Artigos mais lidos
A importância da intervenção pedagógica no processo de desenvolvimento de crianças do ensino fundamental
1191
Matemática no ensino médio: dificuldades encontradas nos conteúdos das quatro operações básicas
824
Programa Residência Pedagógica: contribuições para a formação inicial de professores de matemática
510
Planejamento pedagógico para o espaço-tempo aula: reflexões sobre o ato de planejar durante o ERE
469
Paulo Freire e a Democratização da Educação: A Importância do Projeto Político-Pedagógico como Instrumento de Transformação
417
Edição Atual