v. 17 n. 44 (2021): Dossiê: Vitalidade do sujeito e poder de formação: narrativas autobiográficas em diálogo (jan/mar)

					Visualizar v. 17 n. 44 (2021): Dossiê: Vitalidade do sujeito e poder de formação: narrativas autobiográficas em diálogo (jan/mar)
Publicado: 2021-02-01

Dossiê temático

  • APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ TEMÁTICO VITALIDADE DO SUJEITO E PODER DE FORMAÇÃO: NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS EM DIÁLOGO

    Elizeu Clementino de Souza, Hervé Breton, Daniel Hugo Suárez
    1-8
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8004
  • DIANTE DO ESPELHO EM TEMPOS DE PANDEMIA, EM CINCO ATOS

    Gabriel Jaime Murillo–Arango
    9-23
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8005
  • LA NARRATION DU VÉCU À L’ÉPREUVE DU « PROBLÈME DIFFICILE » DE L’EXPÉRIENCE : ENTRE MÉMOIRE PASSIVE ET HISTORICITÉ

    Hervé Breton
    24-37
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8006
  • A NARRAÇÃO DA EXPERIÊNCIA VIVIDA FACE AO “PROBLEMA DIFÍCIL” DA EXPERIÊNCIA: ENTRE MEMÓRIA PASSIVA E HISTORICIDADE

    Hervé Breton; Camila Aloisio Alves
    38-51
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8013
  • NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES: DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO À FORMAÇÃO DOS SUJEITOS

    Camila Aloisio Alves
    52-71
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8015
  • NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E A QUESTÃO DO SUJEITO: ARTICULAÇÕES NO CAMPO DO CURRÍCULO

    Carmen Teresa Gabriel
    72-92
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8017
  • REFLEXIVIDADE NARRATIVA E PODER AUTO(TRANS)FORMADOR

    Maria da Conceição Passeggi
    93-113
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8018
  • RURALIDADES ESGARÇADAS E OS MODOS DE GRAFAR A ESCOLA PELAS CRIANÇAS

    Mariana Martins de Meireles, Elizeu Clementino de Souza
    114-130
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8019
  • UM TRABALHO PELA VIDA: NARRATIVA DE SI CONTRA A COISIFICAÇÃO DOS CORPOS

    Raquel ALS Venera
    131-147
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8020
  • INVESTIGAÇÃO BIOGRÁFICA E ANÁLISE COM SOFTWARE: COOPERAÇÃO, EMPODERAMENTO, (DES)ENVOLVIMENTO

    Conceição Leal da Costa, João Paulo Oliveira, Isabel Cavas
    148-169
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8021
  • O CLARO-ESCURO DA TRANSMISAO, ACOMPANHAMENTO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES INICIAIS

    José Antonio Serrano Castañeda, Noemí Hernández Suárez, Juan Mario Ramos Morales
    170-189
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8022
  • VIVÊNCIAS INICIAIS NO MAGISTÉRIO E FORMAÇÃO PARA A SENSIBILIDADE NA SALA DE AULA

    Paula Perin Vicentini, Rita de Cassia Gallego, Rosario Genta Lugli, Vivian Batista da Silva
    190-218
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8023
  • PESQUISA-FORMAÇÃO E NARRATIVA DE SI: AGENTIVIDADE E SUAS DINÂMICAS FIGURACIONAIS NO SENTIR-SE PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

    Nilton Paulo Ponciano, Augusto José Savedra Lima
    219-241
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8024
  • FORMADOR DE ADULTOS: O POTENCIAL (TRANS)FORMADOR DA BIOGRAFIA

    Carmen Cavaco
    242-261
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.7587
  • HISTÓRIAS DE VIDA E FORMAÇÃO DE CUIDADORAS DE IDOSOS

    Mónica Araújo, Teresa Sarmento
    262-281
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8025
  • RESSONÂNCIAS DE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

    Antonia Edna Brito
    282-298
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8026
  • ARMAZÉM DE MOMENTOS: UM MEMORIAL COLETIVO ELABORADO POR PROFESSORAS EM FORMAÇÃO

    Ecleide Cunico Furlanetto, Helena Aparecida Verderamis Sellani, Karina Alves Biasoli
    299-323
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8027

Artigos

  • A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DAS LEGISLAÇÕES NACIONAIS

    Altair Alberto Fávero, Lidiane Limana Puiati Pagliarin
    324-343
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.6682
  • CONSTRUÇÕES DE TESAURO SOBRE A AUTORREALIZAÇÃO DOS ESTUDANTES E SEU BEM-ESTAR PSICOLÓGICO NO ENSINO UNIVERSITÁRIO

    Timofey Sergeyevich Kupavtsev, Elena Nikolaevna Shutenko, Tatiana Victorovna Kuzmicheva, Tatiana Alexandrovna Rychkova, Galina Alexandrovna Romanova, Elena Viktorovna Tsareva
    344-361
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.6694
  • WHATSAPP® COMO PROLONGAMENTO DE ESPAÇO FORMATIVO: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE FEIRA DE SANTANA

    Andreia Machado Castiglioni de Araújo, Edvaldo Souza Couto, Verónica Sofia Ficoseco
    362-380
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.6829
  • FORMAÇÃO DE SUJEITOS COLETIVOS DE PEQUENOS GRUPOS SOCIAIS NA ÉPOCA DA INFORMAÇÃO (PROBLEMA DE IDENTIDADE)

    Vadym Ivanovich Palahuta, Stanislav S. Beskaravainyi
    381-397
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.6839
  • PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DOS POVOS DO CAMPO, ÁGUAS E FLORESTAS NO BRASIL

    Adalberto Penha de Paula, Leilah Santiago Bufrem
    398-422
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.7020
  • IDENTIDADE E DIFERENÇA NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS INFANTIS

    Edmacy Quirina de Souza, Nilson Fernandes Dinis
    423-442
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.7026
  • O CORPO NA SOCIEDADE DE CONSUMIDORES: INTERPRETAÇÕES A PARTIR DE ESTUDANTES DO COLÉGIO PEDRO II

    Guilherme de Castro Ribeiro Ferreira e Silva, Ivan Marcelo Gomes, Leonardo Trápaga Abib
    443-464
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.7028
  • DO GÊNERO À “IDEOLOGIA DE GÊNERO” NO CAMPO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: APONTAMENTOS TEÓRICOS, HISTÓRICOS E POLÍTICOS

    Neiva Furlin
    465-487
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.7042
  • A MATRÍCULA COMO DIREITO DO ESTUDANTE NA PANDEMIA DA COVID-19

    Ester Maria de Figueiredo Souza, Lúcia Gracia Ferreira
    488-508
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8029
  • NOTANDO, RECUPERANDO E GERANDO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE RETENÇÃO E APRENDIZADO DE VOCABULÁRIO

    Seyyed Nasser Mousavi, Nasser Ghafoori, Mahnaz Saeidi
    509-540
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.6298