v. 17 n. 48 (2021): Dossiê - Pesquisa em educação: abordagens em Portugal e Brasil

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Publicado: 2021-09-01

Dossiê temático

  • Apresentação do dossiê temático Pesquisa em educação: abordagens em Portugal e Brasil

    Nilma Margarida de Castro Crusoé , Patricia Sá
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9451
  • Investigação-ação e análise de conteúdo: caso na formação de professores

    Ana Luísa Rodrigues
    17-39
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8796
  • Pesquisa pós-qualitativa e responsabilidade ética: notas de uma etnografia fantasmática

    Elizabeth Fernandes de Macedo, Paulo de Tássio Borges da Silva
    40-59
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8902
  • Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico

    Ricardo Fraklin de Freitas Mussi, Fabio Fernandes Flores, Cláudio Bispo de Almeida
    60-77
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010
  • A memória afro diaspórica feminina como metodologia para pesquisa em educação

    Cecilia Conceição Moreira Soares, Grácia Lorena da Silva Jorge
    78-94
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9269
  • A abordagem fenomenológica shutziana e sua aplicação na compreensão da prática pedagógica dos anos finais do ensino fundamental

    Isamary Roberta Ferreira Cézar, Nilma Margarida de Castro Crusoé
    95-113
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9238
  • Por que o afeto é importante para a política? Implicações teórico-estratégicas

    Veronica Borges de Oliveira, Alice Casimiro Lopes
    114-135
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8939
  • Pesquisa em educação e a abordagem do ciclo de políticas: uma experiência de pesquisa

    Ana de Fátima Pereira de Sousa Abranches, Danielle Silva da Rocha Correia
    136-158
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9011
  • Competências de educação para sustentabilidade: análise de documentos educativos em Portugal

    Patrícia Sá, Ana Isabel Andrade, Jane Machado, Cristina Sá
    159-177
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8848
  • Arqueologia como metodologia e biopolítica como discurso

    Guilherme Augusto Rezende Lemos
    178-195
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8946
  • Sustentabilidade da investigação em educação: da concepção à implementação de um referencial

    Cecília Guerra
    196-212
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8819
  • Ensino de Geociências e desenvolvimento sustentável: concepção e validação de questionários

    Patrícia João, Ana V. Rodrigues, Maria Helena Henriques
    213-233
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8810
  • Abrir caminhos para a investigação em educação: design-based research

    Ana Nobre, Isabelle Martin-Fenandes
    234-254
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8821
  • Estratégias para o uso de representações visuais na análise de dados qualitativos em QDAS

    Luiz Rafael dos Santos Andrade, Ronaldo Nunes Linhares, António Pedro Costa
    255-276
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8807
  • Aproximações entre curadoria digital e CAQDAS: uma revisão sistemática de literatura

    Katia Alexandra de Godoi e Silva, António Pedro Costa
    277-300
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8809

Artigos

  • Formação docente em início de carreira: narrativas de profissionais da rede pública de Jaraguá-GO

    Hortencia Matias de Castro, José Carlos Moreira de Souza
    301-325
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8439
  • Cuidar e educar na creche: o planejamento pedagógico e a atuação das auxiliares de classe

    Livia Karen Figueredo de Jesus, Karina de Oliveira Santos Cordeiro
    326-345
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8640
  • Pesquisas sobre as ciências da natureza na base nacional comum curricular: um mapa recente

    Kleyane Morais Veras, Maria Marina Dias Cavalcante, Luciana de Oliveira Souza Mendonça, Ivo Batista Conde
    346-364
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8757
  • Feminismos, transfeminismos e práxis sociopolítica na marcha mundial das mulheres/Brasil

    Maria Helena Santana Cruz, Ana Paula Leite Nascimento
    365-391
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8952
  • Formação profissional da educadora Maria Lília Imbiriba Sousa Colares

    Lia Machado Fiuza Fialho, Scarlett O’hara Costa Carvalho, Francisca Mayane Benvindo dos Santos, Arliene Stephanie Menezes Pereira
    392-415
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9387
  • O debate epistemológico da Educação Física nos programas de pós-graduação em educação no Brasil

    Silas Alberto Garcia, Gabriel Carvalho Bungenstab
    416-433
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9032
  • Gestão democrática da escola pública com base no monitoramento do PEE do estado do Maranhão

    Alexandre Verde, Francisca das Chagas Silva Lima
    434-455
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9124
  • A cartografia e a racionalidade ambiental: em busca da superação da racionalidade instrumental

    Celeste Dias Amorim, Luis Artur de Santos Cestari
    456-475
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9168
  • Iniciativas de promoção das discussões de gênero e diversidade sexual no contexto acadêmico: um estudo comparativo

    Alfrancio Ferreira Dias, José Paulo Gomes Brazão
    476-493
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9502
  • Educação do campo em perspectiva historiográfica nos periódicos de História da Educação

    André Luiz Batista da Silva, Maria Antônia de Souza
    494-516
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8861
  • O (Novo) Ensino Médio na visão dos alunos: rastros da racionalidade neoliberal

    Gicele Weinheimer, Fernanda Wanderer
    517-535
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9086

Resenhas

  • Contribuições de Michel Pêcheux aos estudiosos da linguagem em “semântica e discurso”

    Juan Monteiro
    536-540
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9327