v. 6 n. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021)

					Visualizar v. 6 n. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021)
Publicado: 2021-12-22

Edição Completa

Sumário

Apresentação

Artigos

  • (RE)construindo Biologia: estágio supervisionado em regência no ensino remoto emergencial durante pandemia de covid-19 no Brasil

    Jamerson Santos Bandeira, Maria Danielle Araújo Mota
    15-34
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9506
  • Estágio supervisionado em Química e os novos moldes da educação: um relato de experiência

    Aniole dos Santos Ferreira, Maíra Souza Machado, Grasiely Faccin Borges
    35-51
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.8911
  • Uso de animações para o ensino inclusivo de imunologia: uma experiência docente

    Joanna de Freitas Rocha, Letícia de Castro Viana, Erika Freitas Mota
    52-70
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9111
  • A música acontece: experiências com música e cinema na escola de educação infantil

    Mônica Araújo da Silva, Wenceslao Machado de Oliveira Jr
    71-90
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9390
  • Práticas pedagógicas do Pibid Ciências da Natureza: mapeando tendências

    Eril Medeiros da Fonseca, Crisna Daniela Krause Bierhalz
    91-105
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9458
  • Influências do PIBID no conceito e na efetividade da qualidade em educação

    Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza
    106-118
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.8901
  • As percepções dos egressos do Pibid da área de Ciências da Natureza: implicações do programa na formação docente

    Tailine Penedo Batista, Eliane Gonçalves dos Santos
    119-134
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.8940
  • Ensinar por meio da Pedagogia por Projetos: reflexões acerca da prática de uma professora iniciante

    Daiane Luzia de Matos Bueno, Fabiana Rosa Vilela de Oliveira Guilherme
    135-154
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9100
  • A monitoria acadêmica como aliada no processo de formação teórico-prática de licenciandos em ciências biológicas

    Maria Camila Braga, Herikson Araújo de Freitas
    155-170
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.8935
  • Jogo Ping Pong Aritmético como apoio no processo ensino-aprendizagem das operações básicas: um relato de experiência

    Rahilson Dias Costa, Francisco Feitosa
    171-188
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9846
  • Quando vivências humanas constroem Oásis: reflexões a partir da pedagogia de Freire sobre a atuação do pedagogo na educação não formal

    Carla da Silva de Jesus, Alice Costa Macedo, Jaqueline Braga Morais Cajaiba
    189-203
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9597
  • Educação Especial, Ensino de Ciências e contribuições do licenciado em Ciências Biológicas: investigações em uma APAE do Norte do Paraná

    Nathália Ribeiro Coelho Barbosa, Carolina Borghi Mendes
    204-224
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9693
  • Potencialidades do processo de implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas para a formação inicial de professores de Química

    Francisco Otávio Cintra Ferrarini, Amadeu Moura Bego
    225-247
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9764
  • Matemática na Prova Brasil: Refletindo sobre a Formação Docente para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental

    Claudionor de Oliveira Pastana, Erisnaldo Francisco Reis, Edilene de Freitas Gonçalves
    248-266
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.8934
  • Roda de conversa: diálogo docente para o acompanhamento do ensino aprendizagem na EJA da Rede Estadual da Bahia

    Adriana de Mello Amorim Novais Silva, Nereida Maria Santos Mafra de Benedictis
    267-282
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9437
  • Formação continuada pós Pacto-BA e PNAIC: o ensino da leitura e da escrita no ERE à luz de fios discursivos freireanos

    Márcia de Cassia Santos Mendes, Maria Aparecida Pacheco Gusmão
    283-298
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9465
  • Escola sem partido: representações da neutralidade política e ideológica no trabalho docente

    Karina Mendonça Miranda, Andreia Cristina Freitas Barreto
    299-318
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9038
  • O que entendemos por Mentalidade Científica? Construções, Sentidos e Significados

    Fabiana Correia Moura, Marcos Antônio Pinto Ribeiro
    319-340
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9423

Dossiê Paulo Freire: Olhares sobre a formação docente

  • Apresentação do Dossiê "Paulo Freire: olhares sobre a formação docente"

    Ana Paula Solino Bastos, Simoni Tormöhlen Gehlen
    342-344
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.10078
  • A experiência do Pibid na UEMA sob os olhares freireanos: objetivos, metas e estratégias de formação profissional do Pibid na UEMA

    Maria Goretti Cavalcante de Carvalho, Deuzimar Costa Serra
    345-362
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9432
  • Retalhos biográficos de uma professora iniciante

    Flaviane Coutinho Neves Americano Rego, Helena Amaral da Fontoura
    363-379
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9414
  • Contribuições de práticas freirianas para a formação de professores/as: experiência de uma gestão escolar

    Cosmerina Souza de Carvalho, Lilian Moreira Cruz
    380-396
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9392
  • O legado de Paulo Freire na Formação de Educadores em espaços formais e não-formais de ensino

    Maria Teresinha Verle Kaefer, Taniamara Vizzotto Chaves
    397-414
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9409
  • Relatos de experiência: uma contribuição freiriana para pensar o trabalho do tutor virtual

    Maria Valdinete de Pontes Matias, João Batista Gonçalves Bueno
    415-432
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9405
  • O desafio do estágio docente na Modalidade Remota como práxis em Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde

    Luanna Lua Sousa Felício, Carmem Virgínia Moraes da Silva
    433-451
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9285
  • Cartas à Dona Suzana: uma viagem de São Paulo a Salvador na formação de educadores científicos com Paulo Freire

    Rafael Vitame Kauano, Felipe Barbosa Dias, André Kyoshi Fujii Ferrazo, Paula de Oliveira Souza
    452-473
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9286
  • Estudos de caso à luz da perspectiva freiriana: aprendizagens para a docência

    Ana Maria Carmo, Andréia Francisco Afonso
    474-488
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9305
  • Uso de histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino de Geografia: uma possibilidade para trabalhar a categoria Lugar

    Ian Moura Martins, Teresa Cristina Cantanhede Borges, Audivan Ribeiro Garces Junior
    489-506
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9313
  • O referencial freireano e as pesquisas sobre formação inicial de professores na área das ciências da natureza: considerações iniciais

    Pedro Neves da Rocha, Renato Eugênio da Silva Diniz
    507-525
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9289
  • Formação docente, metodologias ativas e problematização: diálogos com Paulo Freire

    Thiago Jovane Nascimento, Sonia Regina de Souza Fernandes
    526-548
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9292
  • Ser tia ou professora? Profissionalidade na educação infantil, um olhar sobre as representações de professores do segmento

    Jeanny Meiry Sombra Silva
    549-564
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9108
  • Contribuições de Paulo Freire na formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos: uma análise da produção científica sob a ótica do Methodi Ordinatio

    Juliane Retko Urban, Antonio Carlos Frasson
    565-582
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9103
  • Lembranças freireanas: reflexões docentes para pensar a formação de professores na Educação de Jovens e Adultos

    Renato Antônio Ribeiro, Simone Sendin Moreira Guimarães
    583-602
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9283
  • Valores e atitudes na formação de docentes de matemática

    Marinalva Lopes Ribeiro, Delma Ferreira de Oliveira
    603-619
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9351
  • Contribuições de Paulo Freire para as práticas pedagógicas de formadores(as) de professores(as) que ensinam Matemática

    Ainá Montessanti Selingardi , Beatriz de Macêdo Zero, Samanta Margarida Milani
    620-640
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9242
  • Paulo Freire e os modelos de formação docente: a práxis como categoria

    Caio Corrêa Derossi, Bethânia Mederiros Geremias
    641-658
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9160
  • O Intelectual Orgânico como Educador Popular: aproximações entre as ideias de Antonio Gramsci e Paulo Freire

    Flávia Ribeiro Amaro
    659-674
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9374
  • Direitos humanos, valores morais e educação libertadora: diálogos para a construção da autonomia na escola

    Rita Melissa Lepre, Isabel Cristina de Campos, Eduardo Silva Benetti, Matheus Estevão Ferreira da Silva
    675-689
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9375