Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Notícias
Atual
Arquivos
Normas de Submissão
Indexadores
Sobre a Rid-Uesb
A Revista de Iniciação à Docência
Diretrizes Éticas e de Boas Práticas de Publicação
Declaração de Privacidade
Cadastro de Parecerista
Materiais de Interesse
Equipe Editorial
Ficha Catalográfica
Contato
Buscar
Buscar
Edições UESB
Portal de Periódicos UESB
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 6 n. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021)
v. 6 n. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021)
Publicado:
2021-12-22
Edição Completa
Edição Completa, V.6 n. 2
1-689
Sumário
Sumário
2-5
PDF
Apresentação
Editorial
Daisi Teresinha Chapani
6-14
PDF
Artigos
(RE)construindo Biologia: estágio supervisionado em regência no ensino remoto emergencial durante pandemia de covid-19 no Brasil
Jamerson Santos Bandeira, Maria Danielle Araújo Mota
15-34
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9506
Estágio supervisionado em Química e os novos moldes da educação: um relato de experiência
Aniole dos Santos Ferreira, Maíra Souza Machado, Grasiely Faccin Borges
35-51
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.8911
Uso de animações para o ensino inclusivo de imunologia: uma experiência docente
Joanna de Freitas Rocha, Letícia de Castro Viana, Erika Freitas Mota
52-70
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9111
A música acontece: experiências com música e cinema na escola de educação infantil
Mônica Araújo da Silva, Wenceslao Machado de Oliveira Jr
71-90
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9390
Práticas pedagógicas do Pibid Ciências da Natureza: mapeando tendências
Eril Medeiros da Fonseca, Crisna Daniela Krause Bierhalz
91-105
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9458
Influências do PIBID no conceito e na efetividade da qualidade em educação
Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza
106-118
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.8901
As percepções dos egressos do Pibid da área de Ciências da Natureza: implicações do programa na formação docente
Tailine Penedo Batista, Eliane Gonçalves dos Santos
119-134
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.8940
Ensinar por meio da Pedagogia por Projetos: reflexões acerca da prática de uma professora iniciante
Daiane Luzia de Matos Bueno, Fabiana Rosa Vilela de Oliveira Guilherme
135-154
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9100
A monitoria acadêmica como aliada no processo de formação teórico-prática de licenciandos em ciências biológicas
Maria Camila Braga, Herikson Araújo de Freitas
155-170
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.8935
Jogo Ping Pong Aritmético como apoio no processo ensino-aprendizagem das operações básicas: um relato de experiência
Rahilson Dias Costa, Francisco Feitosa
171-188
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9846
Quando vivências humanas constroem Oásis: reflexões a partir da pedagogia de Freire sobre a atuação do pedagogo na educação não formal
Carla da Silva de Jesus, Alice Costa Macedo, Jaqueline Braga Morais Cajaiba
189-203
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9597
Educação Especial, Ensino de Ciências e contribuições do licenciado em Ciências Biológicas: investigações em uma APAE do Norte do Paraná
Nathália Ribeiro Coelho Barbosa, Carolina Borghi Mendes
204-224
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9693
Potencialidades do processo de implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas para a formação inicial de professores de Química
Francisco Otávio Cintra Ferrarini, Amadeu Moura Bego
225-247
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9764
Matemática na Prova Brasil: Refletindo sobre a Formação Docente para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Claudionor de Oliveira Pastana, Erisnaldo Francisco Reis, Edilene de Freitas Gonçalves
248-266
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.8934
Roda de conversa: diálogo docente para o acompanhamento do ensino aprendizagem na EJA da Rede Estadual da Bahia
Adriana de Mello Amorim Novais Silva, Nereida Maria Santos Mafra de Benedictis
267-282
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9437
Formação continuada pós Pacto-BA e PNAIC: o ensino da leitura e da escrita no ERE à luz de fios discursivos freireanos
Márcia de Cassia Santos Mendes, Maria Aparecida Pacheco Gusmão
283-298
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9465
Escola sem partido: representações da neutralidade política e ideológica no trabalho docente
Karina Mendonça Miranda, Andreia Cristina Freitas Barreto
299-318
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9038
O que entendemos por Mentalidade Científica? Construções, Sentidos e Significados
Fabiana Correia Moura, Marcos Antônio Pinto Ribeiro
319-340
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9423
Dossiê Paulo Freire: Olhares sobre a formação docente
Apresentação do Dossiê "Paulo Freire: olhares sobre a formação docente"
Ana Paula Solino Bastos, Simoni Tormöhlen Gehlen
342-344
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.10078
A experiência do Pibid na UEMA sob os olhares freireanos: objetivos, metas e estratégias de formação profissional do Pibid na UEMA
Maria Goretti Cavalcante de Carvalho, Deuzimar Costa Serra
345-362
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9432
Retalhos biográficos de uma professora iniciante
Flaviane Coutinho Neves Americano Rego, Helena Amaral da Fontoura
363-379
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9414
Contribuições de práticas freirianas para a formação de professores/as: experiência de uma gestão escolar
Cosmerina Souza de Carvalho, Lilian Moreira Cruz
380-396
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9392
O legado de Paulo Freire na Formação de Educadores em espaços formais e não-formais de ensino
Maria Teresinha Verle Kaefer, Taniamara Vizzotto Chaves
397-414
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9409
Relatos de experiência: uma contribuição freiriana para pensar o trabalho do tutor virtual
Maria Valdinete de Pontes Matias, João Batista Gonçalves Bueno
415-432
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9405
O desafio do estágio docente na Modalidade Remota como práxis em Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde
Luanna Lua Sousa Felício, Carmem Virgínia Moraes da Silva
433-451
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9285
Cartas à Dona Suzana: uma viagem de São Paulo a Salvador na formação de educadores científicos com Paulo Freire
Rafael Vitame Kauano, Felipe Barbosa Dias, André Kyoshi Fujii Ferrazo, Paula de Oliveira Souza
452-473
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9286
Estudos de caso à luz da perspectiva freiriana: aprendizagens para a docência
Ana Maria Carmo, Andréia Francisco Afonso
474-488
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9305
Uso de histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino de Geografia: uma possibilidade para trabalhar a categoria Lugar
Ian Moura Martins, Teresa Cristina Cantanhede Borges, Audivan Ribeiro Garces Junior
489-506
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9313
O referencial freireano e as pesquisas sobre formação inicial de professores na área das ciências da natureza: considerações iniciais
Pedro Neves da Rocha, Renato Eugênio da Silva Diniz
507-525
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9289
Formação docente, metodologias ativas e problematização: diálogos com Paulo Freire
Thiago Jovane Nascimento, Sonia Regina de Souza Fernandes
526-548
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9292
Ser tia ou professora? Profissionalidade na educação infantil, um olhar sobre as representações de professores do segmento
Jeanny Meiry Sombra Silva
549-564
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9108
Contribuições de Paulo Freire na formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos: uma análise da produção científica sob a ótica do Methodi Ordinatio
Juliane Retko Urban, Antonio Carlos Frasson
565-582
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9103
Lembranças freireanas: reflexões docentes para pensar a formação de professores na Educação de Jovens e Adultos
Renato Antônio Ribeiro, Simone Sendin Moreira Guimarães
583-602
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9283
Valores e atitudes na formação de docentes de matemática
Marinalva Lopes Ribeiro, Delma Ferreira de Oliveira
603-619
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9351
Contribuições de Paulo Freire para as práticas pedagógicas de formadores(as) de professores(as) que ensinam Matemática
Ainá Montessanti Selingardi , Beatriz de Macêdo Zero, Samanta Margarida Milani
620-640
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9242
Paulo Freire e os modelos de formação docente: a práxis como categoria
Caio Corrêa Derossi, Bethânia Mederiros Geremias
641-658
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9160
O Intelectual Orgânico como Educador Popular: aproximações entre as ideias de Antonio Gramsci e Paulo Freire
Flávia Ribeiro Amaro
659-674
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9374
Direitos humanos, valores morais e educação libertadora: diálogos para a construção da autonomia na escola
Rita Melissa Lepre, Isabel Cristina de Campos, Eduardo Silva Benetti, Matheus Estevão Ferreira da Silva
675-689
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9375
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Palavras-chave
Artigos mais lidos
A importância da intervenção pedagógica no processo de desenvolvimento de crianças do ensino fundamental
1209
Matemática no ensino médio: dificuldades encontradas nos conteúdos das quatro operações básicas
821
Programa Residência Pedagógica: contribuições para a formação inicial de professores de matemática
513
Planejamento pedagógico para o espaço-tempo aula: reflexões sobre o ato de planejar durante o ERE
476
Paulo Freire e a Democratização da Educação: A Importância do Projeto Político-Pedagógico como Instrumento de Transformação
428
Edição Atual