v. 17 n. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa

					Visualizar v. 17 n. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa

Dossiê temático - Formação de professores: projetos em disputa. 

Publicado: 2021-07-01

Dossiê temático

  • Apresentação do dossiê temático formação de professores: projetos em disputa

    Márcia de Souza Hobold, Isabel Maria Sabino de Farias
    1-8
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8912
  • O “ovo da serpente” na formação docente: as diretrizes paulistas como esteio da contrarreforma nacional

    Nilson de Souza Cardoso, Sueli Guadelupe de Lima Mendonça, Isabel Maria Sabino de Farias
    9-34
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8913
  • Padronização curricular, padronização da formação docente: desafios da formação pós-BNCC

    Álvaro Moreira Hypolito
    35-52
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8915
  • Nova tentativa de padronização dos currículos dos cursos de licenciatura no Brasil: a BNC-formação

    Júlio Emílio Diniz-Pereira
    53-71
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8916
  • Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores: padronizar para controlar?

    Margareth Fadanelli Simionato, Márcia de Souza Hobold
    72-88
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8917
  • Projetos em disputa na definição das políticas da formação de professores para a educação básica

    Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, Shirleide Pereira da Silva Cruz
    89-104
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8918
  • Crise conjuntural e estrutural do capitalismo: luta pela base nacional comum na formação de professores ANFOPE

    Celi Nelza Zulke Taffarel, Marize Souza Carvalho
    105-126
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8919
  • O avanço do projeto neoliberal nas diretrizes para a formação de professores no Brasil

    Eliana da Silva Felipe, Emmanuel Ribeiro Cunha, Ana Rosa Peixoto de Brito
    127-151
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8920
  • Inserção da terminologia “direito à aprendizagem” no arcabouço legal da formação de professores

    Andréia Nunes Militão
    152-176
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8921
  • Os saberes na formação inicial de professores sob a lupa: disputas na Argentina do século XXI

    Alejandra Birgin, Luciano De Marco
    177-201
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8922
  • O regresso das indefinições sobre a formação de professores: entre disputas, negações e resistências

    Mark Clark Assen de Carvalho
    202-215
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8923
  • As DCN/2019 para a formação de professores: tensões e perspectivas para o curso de Pedagogia

    Ângela Maria Silveira Portelinha
    216-236
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8925

Artigos

  • Atravessando os portões: educação nos terreiros ou o que a escola poderia aprender

    Verônica Kimura, Geovana Mendonça Lunardi Mendes
    237-251
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8678
  • O pedagogo, de Clemente de Alexandria: traços singulares da educação cristã no mundo antigo

    Edmilson Menezes, Maria Lenilda Caetano França
    252-274
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8850
  • Cartografia das intensidades: pesquisa e método em esquizoanálise

    Domenico Hur
    275-292
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8392
  • Intervenção educativa em saúde nutricional para educadores infantis da rede pública: um estudo avaliativo

    Luiz Felipe de Paiva Lourenção, Míriam Monteiro de Castro Graciano , Paula Ribeiro Santos, Izabela Regina Cardoso de Oliveira , Stela Márcia Pereira-Dourado
    293-314
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8426
  • “Ser professor de química é”: percepções sobre docência e o seu papel social

    Michele Marcelo Silva Bortolai, Rafaela Santos Lima, Franklin Kaic Dutra-Pereira
    315-333
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8653
  • A viralização da educação online: a aprendizagem para além da pandemia do novo coronavírus

    Mirian Maia do Amaral, Tatiana Stofella Sodré Rossini, Edméa Oliveira Santos
    334-355
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.6825
  • Bem-estar, desenvolvimento e atividades organizadas: um estudo com alunos adolescentes

    Nuno Archer de Carvalho, Feliciano Henriques Veiga
    356-373
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.7114
  • O ensino universitário nos últimos dez anos: indicações para um contexto pós-pandêmico

    Nathali Gomes Silva, Maria da Conceição Carrilho de Aguiar
    374-396
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.6764
  • A escola na berlinda: pesquisa documental e narrativas juvenis em foco

    Eduardo Antonio de Pontes Costa, Rosângela Lopes da Silva
    397-419
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.6854
  • O movimento de um ethos profissional num currículo de formação em Educação Física

    Glaurea Nádia Borges de Oliveira, Marcos Garcia Neira
    420-440
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8667
  • Pedagógica de semilla en el movimiento zapatista: siembra y crecimiento de un sujeto coletivo político

    Charlotte Marie Sáenz Boldt, Lia Pinheiro Barbosa, Tania Cruz Salazar
    441-464
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8492
  • Estudo da prontidão de oficiais para interação de língua estrangeira em operações internacionais

    Yuliia Nenko, Viktoriia Yaryhina, Valentyn Vorona
    465-487
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8816
  • Formação de professores a partir das práticas inclusivas e design universal para aprendizagem

    Adriana de Jesus Arroio Agostini, Elizabete Cristina Costa Renders
    488-505
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8759
  • Análise das sustentações orais da ação direta de inconstitucionalidade da PNEE-2020

    Luiz Renato Martins da Rocha, Norma Abreu e Lima Maciel de Lemos Vasconcelos, Eniceia Gonçalves Mendes, Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
    506-527
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8857

Resenhas

  • Resenha do livro “Teacher preparation in Scotland” (formação de professores na Escócia)

    Amanda Oliveira Rabelo
    528-537
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8713