Chamada de artigos para compor o Dossiê: Políticas Públicas e Formação Docente
Dossiê Temático: Políticas Públicas e Formação Docente
Editores:
Daisi Teresinha Chapani (UESB)
Beatriz Salemme Corrêa Cortela (UNESP)
Pedro Fonseca de Vasconcelos (UESB)
Cronograma:
Submissão: de 03/02/2025 a 31/03/2025
Previsão de publicação: agosto de 2025.
Objetivo e escopo:
O dossiê tem como objetivo fomentar reflexões teóricas, discutir experiências e apresentar resultados de pesquisas que contribuam para o avanço do conhecimento sobre as políticas públicas e suas relações com a formação docente em diferentes contextos educacionais.
Serão aceitos trabalhos que explorem, entre outras possibilidades, os seguintes aspectos:
- Análise crítica de políticas públicas voltadas para a formação inicial e continuada de professores e professoras
- Relações entre formação docente e políticas educacionais
- Políticas de equidade e inclusão e suas implicações na formação do professorado
- Políticas de valorização do magistério e sua relação com a formação e o desenvolvimento profissional docente.
- Experiências inovadoras de formação docente associadas a políticas públicas.
- Estudos comparativos sobre políticas de formação docente em diferentes contextos
- Experiências relacionadas ao ensino de políticas públicas e disciplinas afins em cursos de formação docente.
As submissõs devem ser realizadas a partir de 03/02/2025, conforme as diretrizes da revista (https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/about/submissions) . Em caso de dúvidas, envie um email com o assunto "dossiê" para rid.editoria@gmail.com
- Dossier Temático: Políticas Públicas y Formación Docente
Editores:
Daisi Teresinha Chapani (UESB)
Beatriz Salemme Corrêa Cortela (UNESP)
Pedro Fonseca de Vasconcelos (UESB)
Presentación: del 03/02/2025 al 31/03/2025
Previsión de publicación: agosto de 2025.
Objetivo y alcance:
El dossier tiene como objetivo incentivar reflexiones teóricas, discutir experiencias y presentar resultados de investigaciones que contribuyan al avance del conocimiento sobre las políticas públicas y sus relaciones con la formación docente en diferentes contextos educativos.
Se aceptarán trabajos que exploren, entre otras posibilidades, los siguientes aspectos: - Análisis crítico de las políticas públicas dirigidas a la formación inicial y continua del professorado
- Relaciones entre la formación docente y las políticas educativas
- Políticas de equidad e inclusión y sus implicaciones para la formación docente
- Políticas de valoración de la docencia y su relación con la formación docente y el desarrollo profesional.
- Experiencias innovadoras de formación docente asociadas a políticas públicas.
- Estudios comparados sobre políticas de formación docente en diferentes contextos.
- Experiencias relacionadas con la enseñanza de políticas públicas y disciplinas afines en cursos de formación docente