Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Avisos
Actual
Archivos
Normas de Submissão
Indexadores
Sobre a Rid-Uesb
A Revista de Iniciação à Docência
Diretrizes Éticas e de Boas Práticas de Publicação
Declaración de privacidad
Cadastro de Parecerista
Materiais de Interesse
Equipo editorial
Ficha Catalográfica
Contacto
Buscar
Buscar
Edições UESB
Portal de Periódicos UESB
Registrarse
Entrar
Buscar
Buscar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 8 Núm. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023)
Vol. 8 Núm. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023)
Publicado:
2023-04-05
Apresentação
Publicación continua: difusión más rápida del conocimiento científico
Daisi Teresinha Chapani
e12382, 1-4
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12382
Artigos
Prática docente e Educação CTSA: estágio supervisionado em ciências em uma Escola Municipal do interior do estado de São Paulo
Enrico Lopes Breviglieri, Matheus Ganiko-Dutra
e11561, 1-29
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11561
Escuela de regencia: estrategias utilizadas por los residentes en el contexto remoto
Carlos Alberto Aquino Franco, Valéria Risuenho Marques
e11641, 1-16
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11641
O uso de jogos didáticos-pedagógicos no ensino de ciências como método de ensino e aprendizagem na EMEF Brigadeiro Haroldo Coimbra Veloso em Itaituba-PA
Patrícia Lima da Silva, Vilma Ribeiro de Almeida
e11643, 1-18
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11643
Roteiros de Aprendizagem como gênero para produção de material didático para o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa
Diana Ketlem Paula do Nascimento, Tamara Afonso dos Santos, Luiz Eduardo Guedes, Sonaira de Araújo Moura
e11569, 1-15
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11569
Contribuições do GeoGebra para o Ensino de Funções: o que revelam algumas pesquisas brasileiras
Antonio Carlos Pereira Leite, Adriana Fátima de Souza Miola
e11945, 1-18
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11945
Análise discursiva das percepções de licenciandos em Pedagogia sobre a construção de letramento acadêmico-científico
Dedilene Alves de Jesus Oliveira, Paulo César Ribeiro Júnior
e12202, 1-14
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12202
Formação inicial de pedagogos: incorporação dos Estudos Surdos e das produções acadêmicas de pesquisadores surdos nos planos de ensino da disciplina de LIBRAS
Sheila Ferreira Gonçalo
e12009, 1-19
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12009
Propuestas de desarrollo de competencias científicas en trabajos finales de grado de formación docente
Silvia Umpiérrez Oroño
e12408, 1-20
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12408
Paulo Freire nas licenciaturas do IFMG
Tamires Vilela Ferreira, Thais Oliveira Duque
e12143, 1-17
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12143
La Enseñanza de la Astrobiología como una Alternativa Interdisciplinaria Basada en el Uso de las TDICs
Luiz Gustavo Lima Cordeiro, Larissa Santos Serra, Rafael Ramos Longuinhos, Simone Souza de Oliveira
e11973, 1-17
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11973
Residência pedagógica: a prática das observações realizadas de forma remota e sua importância na formação de professores de Química
Jarline dos Santos Cardoso , Andressa da Cunha Soares, Erika Wilma de Paiva Rodrigues, Rodolfo André dos Santos, Kalline de Almeida Alves Carneiro, Maria Betania Hermenegildo dos Santos
e12346, 1-17
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12346
Competencias digitales de docentes brasileños de educación básica: una mirada crítica a la determinación tecnológica
Vitorugo Sérgio Escaraber Selpa, Elisângela Barbosa Nascimento, Rita de Cássia Barbosa Nascimento, Mateus Alves Barreto, Isaías Daniel Pereira de Pereira
e11930, 1-21
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11930
Experimentação no ensino de Física: enfoque no processo de ensino e aprendizagem
Álex de Carvalho Ferreira
e11959, 1-16
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11959
Paulo Freire e a Democratização da Educação: A Importância do Projeto Político-Pedagógico como Instrumento de Transformação
Lina Meireles Magalhães, Indionara Galvão Reis, Simoni Tormöhlen Gehlen
e11949, 1-17
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11949
Docente principiante: los desafíos del inicio de la carrera
Letícia Almeida Lopes, Juliana Lima Moreira Rhoden
e12388, 1-17
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12388
O período colonial nos livros didáticos utilizados na região norte: a persistência da teoria dos ciclos econômicos (1997-2015)
Andressa da Silva Gonçalves
e12356, 1-23
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12356
Programa Residência Pedagógica: contribuições para a formação inicial de professores de matemática
Adriele Oliveira Costa
e12397, 1-16
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12397
Atividades Experimentais no ensino da Matemática mediadas pela prática docente e nas perspectivas vygotskiana, piagetiana e ausubeliana
Adriane Beatriz Liscano Janisch, Karin Ritter Jelinek
e12608, 1-15
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12608
A importância da leitura, da escrita e da oralidade no plano de aula de FLE: contribuições para a formação inicial e o letramento docente
Priscilla Barbosa de Oliveira Melo, Liviane Gomes Ataíde Santana, Ady Sá Teles Santana
e12575, 1-19
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12575
Formação matemática de futuros professores dos anos inicais: um estudo sobre os cursos de Pedagogia da Bahia
Naiara Fonseca de Souza
e13367, 1-15
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.13367
O Projeto Político Pedagógico e as possíveis conexões com as políticas externas
Fernanda Ferreyro Monticelli, Rosalba Lima Coutinho, Bruno Cavalcante
e12467, 1-19
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12467
Significações dos Residentes de Física acerca da primeira experiência com o Programa de Residência Pedagógica
Ivanderson Pereira da Silva
e12713, 1-18
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12713
Licenciandas em ciências biológicas: relato de experiência do estágio docência em ciências em uma escola pública no norte do Paraná
Jéssica Sayuri Imamura, Rafaela Lazaro Rusiquim, Sabrina Baratieri, Poliana Barbosa da Riva
e12547, 1-17
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12547
Educação Multicultural, Ensino Médio e Formação Docente: intervenções didáticas para a valorização e ressignificação indígena
Pedro Henrique Felix da Silva, Ana Cristina Silva Daxenberger
e13359, 1-20
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.13359
O Programa Residência Pedagógica: estudo das dissertações publicadas no Brasil (2018 a 2022)
Ellen Maria Santos Portela, Gabriel Gerber Hornink
e12444, 1-13
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12444
Educação Matemática: reflexões sobre algumas temáticas emergentes ou constantes no campo de pesquisa
José Cassiano Teixeira Santos
e13386, 1-16
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.13386
Memorial académico y narrative del hacer docente de una profesora de historia de la red pública
Renata Lewandowski Montagnoli, Joana Maria Pedro
e13563, 1-18
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.13563
Dossiê: Cultura de paz
Presentación: Formar docentes en una cultura de paz, sostenibilidad, solidaridad y justicia social
Silvana do Nascimento Silva, María Alcantud-Diaz, José Beltrán-Llavador
e12896, 1-6
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12896
Formar Docentes para la Paz, la Sostenibilidad y la Justicia Social: Perspectivas del Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio
Carlos Alex Alves, Tiêgo dos Santos Freitas, Adriano Alves da Silveira, Jair Dias de Abreu
e11766, 1-22
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11766
A pedagogia crítica de Paulo Freire na constituição da identidade profissional de uma formadora de professores de Física em uma cultura de paz, solidariedade e transformação social
Lisbeth Lorena Alvarado Guzman, Jéssica Reis Belíssimo, Roberto Nardi
e11729, 1-18
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11729
Orientador escolar: desafios e resoluções de resolver conflitos no ambiente escolar
Vinicius da Silva Freitas, Leandro Pedrazzi Leal
e11731, 1-15
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11731
Educação para a Cultura de Paz e Formação de Professores
Sheyla Maria Fontenele Macedo, Karen Ingred Nogueira Magalhães , José Mário de Souza
e11675, 1-19
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11675
Desenvolver e medir a competência global nos professores: Uma revisão sistemática
María Sanz-Leal, Martha Lucía Orozco Gómez, Ángel Llorente Villasante
e11526, 1-22
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11526
El no lugar de las mujeres-madres en la educación: ingreso a la docencia y permanencia en la educación superior
Audrei Rodrigo da Conceição Pizolati
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11498
A descolonização do pensamento como caminho para uma formação de professores de ciências comprometida com a justiça social
Iago Vilaça de Carvalho, Fernanda Antunes Gomes da Costa
e11763, 1-15
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11763
Desafios e possibilidades para a Educação em Ciências em tempos de crise civilizatória: repensando os atuais caminhos
Rodrigo da Luz, Uilian dos Santos Santana, Rutiléa Mendes de Morais
e11722, 1-17
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11722
Educação em direitos humanos na formação docente para os anos iniciais: Ciência e arte no estudo da cultura alimentar
Wilton Rabelo Pessoa, Ramiely Yasmine Rosa Pereira
e11732, 1-19
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11732
La alfabetización mediática informacional aliada al artivismo en busca de una práctica docente basada en la criticidad y la cultura de paz
Ângela Aparecida de Almeida
e11753, 1-15
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11753
O Pibid e suas contribuições para o ensino de língua inglesa: aplicação de atividades lúdicas associadas à cultura de paz, solidariedade e justiça social
Lívia de Sousa Lima Ramos, Stefany dos Reis Oliveira, Gabriela da Silva Pires
e11728, 1-17
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11728
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Palabras clave
Block title
A importância da intervenção pedagógica no processo de desenvolvimento de crianças do ensino fundamental
1209
Matemática no ensino médio: dificuldades encontradas nos conteúdos das quatro operações básicas
821
Programa Residência Pedagógica: contribuições para a formação inicial de professores de matemática
513
Planejamento pedagógico para o espaço-tempo aula: reflexões sobre o ato de planejar durante o ERE
476
Paulo Freire e a Democratização da Educação: A Importância do Projeto Político-Pedagógico como Instrumento de Transformação
428
Número actual