v. 19 n. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.

					Visualizar v. 19 n. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.

Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.

Publicado: 2023-01-31

Artigos

  • A curricularização da extensão universitária no contexto da função social da universidade

    José Carlos Miguel
    e11534
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11534
  • Educação não formal: contributos para a educação inclusiva

    Maria Conceição Pinto Antunes, Sara Daniela Fernandes
    e11319
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11319
  • Direitos humanos e discriminação: conceções de estudantes futuros profissionais de educação

    Isabel Maria Esteves Silva Ferreira, Luisa Maria Serrano de Carvalho, Amélia de Jesus Gandum Marchão
    e11420
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11420
  • Educação inclusiva e tecnologias educacionais: mediação e promoção da aprendizagem no ensino remoto

    Fabíola Cadete Silva, Adelis Carvalho Costa Azevedo, Petronilha Morais Moreira Pereira, Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra
    e8746
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.8746
  • Práticas investigativas no contexto de clubes de ciências

    Maria Milena de Oliveira Abreu, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
    e11612
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11612
  • Ensino híbrido mão na massa: aprendizagem com alunos mais ativos

    José Armando Valente
    e11340
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11340
  • Gestão democrática: articulações e contradições no contexto escolar

    Soane Santos Silva, Ennia Débora Passos Braga Pires, Hilheno Oliveiral Miranda
    e11736
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11736
  • Reelaboração de foreground: orquestrando futuro com os professores

    Juliane Claudia Piovesan, Lucí dos Santos Bernardi
    e11858
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11858
  • A relação entre as emoções do professor e a autoeficácia docente: uma revisão sistemática

    Camila Marta de Almeida, Sofia Freire
    e11511
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11511
  • Educação ucraniana durante a guerra: uma revisão de escopo

    Yuliia Nenko, Oksana Orendarchuk, Yurii Prysiazhniuk, Oleksandra Shevchenko
    e11951
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11951
  • A prática profissional e a invenção de espaços escolares na Escola Normal da Bahia (1881-1930)

    Antonieta Miguel
    e11359
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11359
  • Aspectos considerados pelos professores na elaboração do planejamento na educação infantil

    Rosana Mara Koerner, Jane Tromm Stopa
    e11379
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11379
  • A serenidade como traço determinante da formação na era da técnica

    Raísla Girardi Rodrigues, Claudio Almir Dalbosco, Marcelo José Doro
    e11842
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11842
  • Profissão docente em questão: o habitar as práticas de ensino universitário na formação de professores

    Fabrício Oliveira da Silva, Ana Carla Ramalho Evangelista Lima, André Ricardo Lucas Vieira
    e11576
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11576
  • Licenciaturas em biologia e a legislação de formação docente: análise das similitudes e divergências

    Obertal Almeida, Paulo Marcelo Teixeira
    e11122
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11122
  • Mediação pedagógica na aprendizagem invertida: uma revisão sistemática de um contexto pré-pandemia de Covid-19

    Achilles Alves de Oliveira, Yara Fonseca de Oliveira e Silva
    e11883
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11883
  • Deslocamentos de tempo/espaço na educação: a construção de subjetividades integrais

    Rochele da Silva Santaiana, Viviane Castro Camozzato
    e10998
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.10998
  • Por uma educação (in) sustentável: reflexões desde a nossa constituição cidadã até os dias atuais

    Avelar Luiz Bastos Mutim, Fabiana Andrade Santos
    e11148
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11148
  • Tecnologias assistivas: recursos para pessoas com deficiência visual e auditiva

    Letícia Aparecida Alves de Lima, André Luiz Moscaleski Cavazzani, Marcus Vinicius Gonçalves da Silva
    e11455
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11455
  • Juventudes e educação do campo: uma análise das pesquisas realizadas no Brasil de 2002 a 2022

    Lia Machado dos Santos, Luci Mary Duso Pacheco
    e11278
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11278
  • Balanço do Conhecimento sobre Educação Integral no Oeste Paraense

    Leandro Sartori, Maria Lilia imbiriba Sousa Colares
    e12231
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12231
  • A emergência e a padronização das metodologias de alfabetização no Brasil

    Iloni Frey Manfroi, Patrícia Gräff
    e11533
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11533
  • Uma análise dos projetos de pesquisa premiados na FECIBA utilizando os aspectos consensuais da natureza da Ciência

    Flávio dos Santos Souza, Sergio Luiz Bragatto Boss
    e11465
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11465
  • Sexualidade, biopoder e governo: acionamentos no projeto político pedagógico de um curso de medicina

    Fabíola Jundurian Bolonha
    e13166
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.13166
  • Trajetórias da institucionalização das políticas de assistência: identificando a governamentalidade neoliberal como um discurso

    Maria Janete de Lima
    e13018
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.13018
  • Materialismo histórico-dialético: reflexões sobre o método

    Ilda Gonçalves Batista, Maria Sueli Correa dos Prazeres
    e11958
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11958
  • Trajetória profissional de professores de matemática experientes na busca pela profissionalização docente

    Julio Cezar Rodrigues de Oliveira, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
    e11645
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11645
  • Aprendizagem significativa crítica em atividades de modelagem matemática: possibilidades e desafios

    Aldo Peres Campos e Lopes
    e12287
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12287
  • Do sujeito moderno ao empreendedor de si mesmo: produções, saberes e corrosões em uma breve ontologia de nós mesmos

    Lucas de Oliveira Carvalho, Dinamara Garcia Feldens
    e12979
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12979
  • Conceito de função e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura

    Caroline Miranda Pereira Lima, Vinícius Pazuch
    e11393
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11393
  • Reflexões acerca de método indiciário e seu uso em programas de pós-graduação em história e educação no Brasil

    Nara Lidiana Silva Dias Carlos, Joelma Tito da Silva, Lenina Lopes Soares Silva, Olívia Morais de Medeiros Neta
    e12937
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12937
  • Narrativas de alunas de pedagogia: desvelando experiências formativas

    Ana Paula de Freitas, Teresa Sarmento
    e12328
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12328
  • Ebós de saberes: encruzilhando a pedagogia e abrindo caminhos para a decolonialidade

    Belijane Marques Feitosa
    e12963
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12963
  • Inclusão das crianças com autismo: perspectivas sobre uma intervenção na escola

    Ane Cristine Herminio Cunha
    e12943
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12943
  • Formação continuada de professores em serviço: relato de uma prática experienciada

    Marcia Pick, Maria Teresa Ceron Trevisol
    e11998
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11998
  • Pibid: novo formato, velhas ideias

    João Manoel Nascimento dos Santos, Grace Bungenstab Alves
    e12272
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12272
  • Neoliberalismo e a escola contemporânea: uma problematização do Programa Conta para Mim

    Marli Pardo Legemann Oliveira, Mara Elaine de Lima Elias, Betina Schuler
    e12319
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12319
  • Empreendendo desde a infância: formas de governar a vida?

    Ademir Henrique Manfré
    e11614
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11614
  • A outra escola: lições de experiências latino-americanas sob uma perspectiva agroecológica

    Olga Evelyn Domené-Painenao, Amparo Albalat-Botana, Limbania Vázquez-Nava
    e13699
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.13699
  • Col@b formacional e suas potencialidades na formação docente com as culturas digitais

    Sandra Virginia Correia de Andrade Santos, Simone de Lucena
    e13084
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.13084
  • As rotinas de pensamento na formação de professores de artes visuais

    Rachel de Sousa Vianna
    e12499
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12499
  • Estudo de experivivências: um outro jeito de fazer pesquisa

    Elinaldo Menezes Braga, Marizete Lucini
    e13004
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.13004
  • Democratização da gestão escolar: pilar essencial para o desenvolvimento da qualidade da educação pública

    Maria Anita Vieira Lustosa Kaczan, Tânia Serra Azul Machado Bezerra, Edite Colares Oliveira
    e14021
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.14021
  • O sintoma da exclusão digital na pandemia de covid-19: um diagnóstico na educação do campo sergipana

    Marilene Santos, Mônica Andrade Modesto
    e13582
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.13582
  • Game studies e as abordagens baseadas em jogos no contexto educacional

    Eduardo Lorini Carneiro, Luciana Backes
    e11773
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11773
  • Cinema/filme no contexto educacional para problematizar questões relacionadas ao estigma do corpo gordo

    Maria Edivania Alves dos Santos, Cristiano Mezzaroba
    e12220
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12220
  • Documentação pedagógica como modos de formar: registros de estágio em educação infantil

    Lúcia Gracia Ferreira, Roselane Duarte Ferraz
    e14210
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.14210

Seção Temática

  • Decolonizar o povo para descolonizar os sistemas de educação: entre as fissuras e semeaduras

    Angelo Dantas de Oliveira, Antônio Dias Nascimento, Tânia Maria Hetkowski
    e12042
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12042
  • Descolonizar as linguagens dos poderes

    Miguel Alberto González González, José González-Monteagudo
    e11997
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11997
  • Descolonização ou construção identitária cultural e educativa?

    Roberto Nasimbera Limido
    e11999
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11999
  • Arte e estética decolonial: um diálogo a partir da colonialidade do ver

    Franciele Clara Peloso, João Colares da Mota Neto, Érico Ribas Machado
    e12049
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12049
  • Intersubjetividade-comunitária e educação libertadora: a conscientização na comunidade crítico-simétrica

    José Edemilson Pereira dos Anjos, Luciano Costa Santos
    e12050
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12050
  • Ensinando a história antiga de Abya Yala a partir do paradigma da libertação

    Gabriel Herrera Salazar
    e11996
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11996
  • O pensamento de José Carlos Mariátegui (1895-1930) e as lutas indígenas no Brasil contemporâneo

    Tanise Baptista de Medeiros, Magali Mendes de Menezes
    e12048
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12048
  • Contemporaneidade: educação, modernidade e pós-modernidade

    Bernardete Angelina Gatti
    e11995
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11995
  • Pedagogias criticas: o desafio da formação de subjetividades rebeldes

    Luis Rigal, Sabrina Zinger, Patricia Evangelina Patagua
    e12043
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12043
  • A soberania do encargo: responsabilidade em Dussel e Ellacuría para uma política mundial

    Enrique Téllez Fabiani
    e12002
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12002
  • Racismo institucional, branquitude e gestão reativa seletiva: desafios para a implementação de ambiente universitário afirmativo

    Yone Maria Gonzaga
    e12047
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12047
  • Travestis e transexuais nas universidades públicas: reflexões sobre o acesso e a permanência

    Isis Valentina Inácio Borges, José Lucas Pedreira Bueno
    e12044
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12044
  • América Latina e a produção de artigos científicos: um crescimento desigual e assimétrico

    Tulio Ramírez, Audy Salcedo
    e12001
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12001

Resenhas

  • As contribuições da abordagem ontológica do método científico

    Liliane Santos Tobias
    e11962
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11962

Ensaio

  • A educação da atenção em Tim Ingold: um compromisso ontológico com a vida

    Elder Silva Correia, Fabio Zoboli
    e12666
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12666
  • Intervenção docente: por um ensino contextualizado e reflexivo

    Giovana Cristina Zen
    e14121
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.14121